A-cerca de la frontera





fotografias: Maria Teresa Hernandéz

Vou começar do principio
: a fotografia documental_ dentro da definição semiótica de Pierce é um indice pois representa por contigüidade física o referente (o que é palpavél), pois é
um traço do real,tem como premissa mostar um fato.

No caso das fotografias acima, mostram de forma mais realista possível a cerca que divide San Diego e Tijuana e suas consequências para os habitantes das proximidades,ou seja demarca onde começa e acaba cada país com sua cultura, idioma, lei e pré-conceitos_ e também o quanto tudo isso chega a ser desumano, pois separa famílias, e casais que se amam, a primeira fotografia a esquerda e a ultima ao centro, por exemplo

Maria Teresa nos mostra a cerca que separa a divisa México- Estados Unidos é (ainda segundo a semiótica) ,

E é quando a obra da fotografa transpõe o caráter indicial passa a ser também um símbolo(corresponde à camada de inteligibilidade, ou pensamento em signos, através da qual representamos e interpretamos o mundo)._associação de idéias fruto de uma concepção arbitrária_ especialmente a fotografia direita pois a cerca, ou muro que o que divide os países sustenta cruzes que homenageiam os que morreram tentando cruzar a fronteira.

A partir disso não só mostra mas também convida o leitor a se perguntar se estamos diante de um novo muro de Berlim.

Ao meu ver, a mostra também simboliza não só a mesquinhez politica mas também a força da alma humana que transpõe barreiras_ reais e simbólicas para estar perto dos que ama.



“Nos últimos 17 anos, a fotógrafa mexicana radicada nos Estados Unidos Maria Teresa Fernández vem documentando a vida na fronteira entre o México e os Estados Unidos.

As fotos, em exposição na Escola de Comunicação Annenberg da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, mostram o reencontro de familiares dos dois lados da cerca, e como as comunidades locais lidam com a separação física.

Ao todo, o México e os Estados Unidos dividem uma fronteira de 3 mil quilômetros. A barreira física cobre um terço desta extensão.

A cerca, na verdade, é um conjunto de barreiras independentes localizadas em regiões estratégicas, onde o entorno urbano ou o fácil acesso tornam mais fáceis o cruzamento da fronteira.

Em muitos lugares, ela não é muito mais do que uma cerca de arame farpado ou uma barreira feita de placas de metal.

Em outros, se trata de uma instalação tecnologicamente sofisticada, com uma série de muros paralelos, acessos para patrulhas motorizadas, torres com câmeras, refletores e sensores de movimento.

Obra em evolução

“Minha obra é um organismo vivo que evolui como a cerca fronteiriça”, afirma a fotógrafa.

“A cerca muda o tempo todo. Cresce, se deteriora, é reconstruída, aumentada, retirada. Com minhas fotos, tento mostrar este organismo vivo e como ele afeta aqueles cuja realidade gira ao seu redor.”

Entre os temas e personagens da obra de Fernández, estão um grupo de imigrantes prestes a cruzar a fronteira, os murais e instalações que lembram os milhares de mortos na tentativa, famílias que compartilham o almoço de domingo dos dois lados da cerca, ou meninos que brincam de tocar o solo americano em frente à patrulha da fronteira.

A exposição “Cerca de la Cerca”, ou “Perto da Cerca”, em tradução literal, reúne 80 fotos tiradas desde 1991, quando a barreira começou a ser construída.

A fotógrafa se concentrou no extremo oeste da “cerca”, onde ela encontra o Oceano Pacífico, separando a cidade mexicana de Tijuana do chamado “Parque de la Amistad“, nos Estados Unidos.

Durante anos esta foi uma das únicas regiões da fronteira onde os membros de uma mesma família morando nos dois países podiam se re-encontrar para passar tempo juntos.

“Tinha gente que viajava centenas de quilômetros para chegar a este lugar e poder abraçar um filho, um pai ou um marido”, diz a fotógrafa, que capturou em imagens centenas desses momentos.

Símbolo do fracasso

Desde 2001, quando começou a documentar o microcosmo em torno da cerca, a fotógrafa visita o local até duas ou três vezes por semana.

Do lado de Tijuana, conta Fernández, “as pessoas aprenderam a viver com ela”, a ponto de algumas casas serem construídas usando a cerca como uma das paredes.

“As crianças crescem ao seu lado. Chegam a vê-la como uma jaula que fecha um grande jardim proibido, um jardim cujo dono é um vizinho que não devolve a bola quando ela cai do seu lado. Um vizinho inalcançável que isola seus méritos, suas oportunidades e seu povo.”

Em contraste, do lado americano, “é uma terra de ninguém, por razões de segurança está proibido o acesso por dezenas de metros ao longo da cerca”.

Dependendo de onde as fotos são exibidas, o trabalho de Fernández serve tanto para denunciar como para educar ou dissuadir potenciais imigrantes.

A exposição foi apresentada em muitas cidades do interior do México, onde muita gente pensa em cruzar a fronteira mas poucos conhecem os perigos que os aguardam.”

fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/02/090220_galeria_cercamexico_ba.shtml

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